O futebol feminino tem conquistado cada vez mais espaço no cenário esportivo mundial, e no Brasil, o dia 19 de fevereiro se tornou uma data especial para celebrar e reconhecer essa conquista. Por isso, o Dia do Futebol Feminino é um marco que merece ser reconhecido, de histórias e desafios enfrentados no esporte. Na PSG Academy Brasil, esse movimento também se reflete: mulheres protagonistas fazem parte da trajetória da escola de futebol oficial do Paris Saint-Germain no país. Com um trabalho voltado para o desenvolvimento de atletas de 4 a 19 anos, buscam promover a equidade de gênero em diferentes frentes, assim como quórum e participação nos treinos e campeonatos.
Segundo a Marion Conseil, Diretora de Marketing da PSG Academy Brasil: “As mulheres têm conquistado cada vez mais seu espaço dentro e fora de campo, assumindo posições como jogadoras, treinadoras, árbitras, educadoras e gestoras. Essa representatividade é fundamental para inspirar as novas gerações e transformar o futebol em um ambiente verdadeiramente inclusivo e igualitário”. Garantindo, então, oportunidades e inspirações para meninas apaixonadas por futebol muito além do jogo. Bruna Lima, Diretora de Viagens e Turismo da PSG Academy Brasil, complementa: “Sinto orgulho em ocupar um espaço onde, por muito tempo, a presença feminina foi subestimada. As mulheres vêm conquistando cada vez mais posições de liderança nesse meio, trazendo um olhar diferenciado e sensível, que complementa e inova o que tradicionalmente se via no esporte”. Ambas destacam o papel essencial das mulheres na transformação e evolução do ambiente esportivo.
O sentimento de estar em campo impulsiona propósitos, e a representatividade feminina é fundamental para fortalecer o papel das mulheres no cenário esportivo. Bruna Ceccato, coordenadora de eventos da PSG Academy Brasil, destaca que a importância desse papel representativo está principalmente na função de referência e inspiração, comparando com a escassez de figuras femininas quando ela iniciou no futebol, ainda criança: “Acredito que a presença crescente de mulheres em campo, seja treinando ou jogando, é essencial como referência, para que você se veja ali e tenha uma ‘ídola’. Isso é incrível”.
O reconhecimento do impacto do futebol e a importância das mulheres no esporte resultaram na criação de uma lei que destaca a necessidade de dar visibilidade ao trabalho feminino na modalidade. Uma das formas pelas quais a PSG Academy Brasil contribui para o fortalecimento do futebol feminino no país é por meio do projeto social Juntas Somos Futebol (@juntassomosfutebol, no Instagram), lançado em 2019 como uma seletiva nacional para uma viagem de um mês a Paris. Naquele ano, 13 meninas foram selecionadas e participaram de 2 campeonatos e vários amistosos. Com a evolução do projeto, ele se expandiu para treinos fixos na cidade de São Paulo, e segue firme até hoje, com um histórico de grandes conquistas, como o vice-campeonato da Paulista Cup, os títulos da Copa Ouro e da Taça Cidade de São Paulo. O projeto já formou jogadoras de sucesso, como a Luiza Travassos, Luana Gusmão, Ana Julia Giuzio e Lara Dantas, que hoje integram em grandes clubes brasileiros e a seleção brasileira Sub17 e Sub20.
A caminhada das mulheres em campo ainda requer empenho, paixão e dedicação constante. Com esse propósito, a Luísa Helena Silva, coordenadora técnica da PSG Academy Belo Horizonte, unidade que conta com cerca de 680 atletas ativos, afirma que: “No interior, a gente não tinha muitas oportunidades, mas quando tinha, eu tentava abraçar da melhor maneira possível. Motivei outras meninas a jogar futebol e isso foi incrível na época […] resolvi estudar para que eu pudesse ajudar outras meninas e meninos a realizarem o sonho de serem jogadores de futebol”. Assim, destaca a importância da influência inspiracional de mulheres no esporte, onde Luísa se dedica diariamente para deixar a chama acesa dentro do coração de cada atleta que sonha em jogar profissionalmente ou viver do esporte de outras maneiras.
Acreditamos que o futebol feminino tem um futuro promissor pela frente. À medida que jogadoras de destaque rompem barreiras e estabelecem novos padrões, abrimos espaço para as gerações mais jovens, promovendo o acesso ao esporte e criando mais oportunidades e reconhecimento. No dia 19 de fevereiro, decidimos refletir sobre as conquistas já alcançadas e reavaliar o caminho que ainda temos pela frente. Pelas palavras da Marion Conseil: “Para garantir um crescimento sustentável e consolidado, é essencial que haja um aumento nos investimentos, desde a base até o alto rendimento. Isso inclui infraestrutura, formação de treinadoras e profissionais especializadas, além de maior cobertura midiática.” Sendo assim, celebrar o futebol feminino é, acima de tudo, celebrar a igualdade, a superação e a paixão de todas as mulheres que fazem do futebol sua profissão e paixão todos os dias.
ICI C’EST PARIS
Comentários